sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Avenida Paulista e sua Arquitetura

Casarão da Familia Franco de Mello - Av.Paulista,1919 - Carolina Cochi
O casarão da familia Franco de Mello é umas das casas mais antigas da avenida e em 1992 foi tombado
como patrimonio histórico. O casarão é uma obra de 1905.



Edificio Santa Catarina - Av. Paulista, 287 - Foto Carolina Cochi

Impossivel passar em frente e não admirar tamanha grandeza do edificio Santa Catarina, sua arquitetura futurista e design moderno deixam todos que por ali passam adimirados. É uma obra de 2007.

Casa das Rosas -Av. Paulista, 1935 - Foto Carolina Cochi
Obra de 1935, foi habitado até 1986 e em 1991 foi inaugurado um espaço cultural e passou a se chamar Casa das Rosas por possuir os mais belos jardins  de rosas da cidade. A partir de 2004 passou a ser chamada de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e passou a oferecer eventos culturais, cursos e exposições relacionadas a literatura.


Edificio Paulista 1100 - Av.Paulista,1106 - Foto Carolina Cochi

É muito comum encontrar prédios espelhados do inicio ao fim, e um que chama atenção é o Edifico Paulista 1100, é uma construção de 1974 mas com uma arquitetura muito atual, logo na entrada temos uma das grandes lojas de departamento da cidade a Renner, isso acaba trazendo mais visibilidade ao edificio.


Hospital Santa Catarina - Av. Paulista, 200 - Foto Kadina Amorim

O hospital foi fundado em 1906 e é um dos principais hospitais de São Paulo. É considerado referencia em cirurgias de alta complexidade e atualmente
é mantido pela Associação Congregação de Santa Catarina.

Arquiteturas - Fotos Carolina e Kadina

A Avenida Paulista foi criada no século XIX, a principio existiam todo tipo de moradia por toda sua extensão, desde residências de maior porte, habitações populares e casebres.
Ela foi a primeira via pública asfaltada em São Paulo, em 1909, mas foi durante a década de 60 e 70 que começaram a surgir os grandes edifícios (conhecidos como espigões).
Ao longo da avenida podemos nos deparar com um mix de arquitetura antiga e moderna dividido entre prédios residências,comerciais, escritórios de grandes empresas, bancos,hospitais,etc.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

O dia e a noite



A diferencia entre os horários na paulista

Cruzamento da avenida paulista com a Alameda Campinas no horário da tarde - foto Gideoni Junior
A Avenida Paulista é uma das mais movimentadas avenidas do país, só que as pessoas que frequentam ela também possuem horários. Mostraremos quais são as diferencias do fluxo no período diurno e noturno.

Movimento na Avenida paulista no periodo da tarde. - Foto Gideoni Junior


No período da tarde é comum vermos pessoas com trajes sociais já que é principalmente nesse período que o grande centro Econômico de São Paulo está em horário de trabalho. Mas não é só nos grandes prédios da região que o trabalho acontece, também encontramos pessoas trabalhando nas ruas.

Entregadora de panfletos, em frente ao prédio da Gazeta - Foto Gideoni Junior

Já no período noturno a situação se inverte completamente, já que, antes as pessoas iam para a região trabalhar, agora vão até lá para estudarem.

Horário do intervalo dos estudantes da Unip - Foto Kadina Amorim


Mas não é só trabalho e estudos que a avenida oferece, também é possível encontrarmos muitos jovem que vem para a região em busca de diversão.

Avenida Paulista X Rua Augusta - Point de encontro de adolescentes - Foto Danilo Sousa

 Grande parte dos jovens se reúnem na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, e chegam a passar até a madrugada se divertindo pela região, para talvez no próximo dia voltarem para a rotina de trabalho.

Comércio

Os dois lados da moeda



Fnac Paulista - Foto: Gideoni Junior


Na região da Avenida Paulista, pode ser encontrado todo o tipo de mercadoria, principalmente produtos de tecnologia.
 Fomos atrás de dois dos principais comércios de produtos de tecnologia, para compararmos o Lado A e Lado B deste mercado.





Satnd Center Paulista - Foto Gideoni Junior


O Stand Center já é uma galeria bastante conhecida, que se localiza na região da Avenida Paulista, lá você encontra tudo que se refere a tecnologia, câmera fotográfica, pendrive, acessórios para celular, brinquedos eletrônicos etc.
 Uma infinidade de opções, é um comércio que vem crescendo cada vez mais, e vem ganhando espaço no mercado, segundo os lojistas, as vendas sobem bastante no final do ano e em outras datas comemorativas.





Fnac Paulista - Foto: Gideoni Junior

A loja Fnac é uma loja consagrada, que tem como caracterista, vender produtos de tecnologia, e também produtos culturais, como livros, filmes etc.
Essa é uma loja que se originalizou na frança, com o intuito de ser uma loja voltada a produtos de fotografia, mas que foi crescendo tanto que foi obrigada a ampliar sua gama de opções de produtos.
Na loja você encontra todo o tipo de público, mas o mais comum é encontrar pessoas com maior poder aquisitivo, um grupo mais seleto de clientes, diferente do Stand Center.